sábado, 22 de junho de 2013

“OH PÁTRIA AMADA IDOLATRADA, SALVE, SALVE!”


As manifestações continuam por todo o país...

 


Se observarmos o contexto em que estes movimentos começam,  veremos  que as grandes transformações sociais, culturais e políticas ocorridas em diversos países e em diferentes épocas tiveram início a partir de pequenos gestos, algumas dessas mudanças surgiram de reivindicações simples, mas que contemplam todo um grupo social, um bom exemplo foi a Revolução Francesa, em 1789, que com as palavras de ordem de Igualdade, Liberdade e Fraternidade proporcionou a queda do absolutismo não só na França, como também em outros países da Europa.



Em 1984, o povo foi para as ruas clamando pela volta da democracia, os brasileiros  pediam a aprovação da Emenda Dante de Oliveira, a proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº5/1983, tinha por objetivo reinstaurar as eleições diretas para Presidente da República , através da alteração dos artigos 74 e 148 da Constituição Federal de 1967.

 
A emenda não foi aprovada, mas em  1989, após a promulgação da Constituição de 1988, voltamos a escolher um presidente através do voto livre e soberano. Mesmo não tendo obtido êxito foi importante, pois manifestação como aquela não acontecia desde 1968.

Em 1992, as ruas do país foram coloridas de verde- amarelo com os “cara pintada” no movimento Fora Collor, mostrando  o orgulho de morar em um país democrático. Collor sofreu  impeachment no Congresso Nacional e acabou renunciando ao cargo de Presidente da República. Itamar Franco assumiu a presidência e deu início ao “real”, a nova moeda e a “pseudo estabilidade” econômica tornou-se o grande legado do governo Fernando Henrique Cardoso.



A chegada de Lula ao poder possibilitou a ascensão política de vários líderes sindicais, estudantis e de movimentos sociais. Com ausência de líderes políticos de expressão popular os movimentos sociais “minguaram”, entidades históricas com a CUT, UNE, UBES, MST sucumbiram as facilidades apresentadas pelo modelo de governo petista.



 
Após três décadas do fim da Ditadura Militar voltamos a ver o povo desafiando
o poder do Estado. São manifestações em praticamente todas as cidades as reivindicações, que vão do passe livre ao mau uso do dinheiro público na construção dos estádios de futebol.

Toda essa agitação é importante para o fortalecimento da nossa democracia, assim como para a construção de uma nova geração de brasileiros, pois o Brasil dificilmente será mudado apenas com frases de protesto escritas no facebook e no twitter. No entanto, não iremos mudar muita coisa no país em quanto as pessoas não tiverem a coragem de sair às ruas mostrando o seu verdadeiro rosto, sem medo e sem preconceito.



 
Precisamos sim de uma identidade ou ideologia política, de organização e de líderes para que haja a transformação social desejada. Sem esses fatores, todo o movimento está fadado ao fracasso. Sair as ruas sem ter uma causa real, “só porque todo mundo tá indo , então eu também vou”, não terá efeito algum .



 
Ainda que as manifestações não consigam chegar no objetivo maior da grande nação: mudanças, devemos nos orgulhar de termos tentado algo e oferecermos uma referência de cidadania para as futuras gerações!

 E por isso analiso com um pouco mais de emoção:

 


Absolutamente Incrível é; depois de anos de letargia e subserviência, o povo brasileiro que cansou de ser explorado, massacrado e desrespeitado pelos políticos e administradores públicos imorais e indecentes, que nitidamente se divertiam com a certeza de sua impunidade, fazendo chacota da população; recuperar a consciência e autonomia cidadã, indo para as ruas nas Manifestações.


Embora esse início de mobilização careça de maior organização e logística, é gratificante verificar que as pessoas voltaram a sentir indignação, a sentir vontade de expressar a sua insatisfação com as escolhas políticas atuais e, enfim, decidiram botar "o bloco na rua", dispostas a suportar as consequências.
 
 

 
 
Não queremos a violência que alguns desordeiros “menores” têm promovido durante as manifestações, e ela é consequência do modelo existente, porém o benefício que esse início de conscientização moral e política trará para a nação brasileira é muito maior... Com o tempo e com a experiência, os movimentos serão mais precisos, mas continuemos sem a organização ilusória e demagógica de partidos.

O mais importante é o nascimento de uma nova era para o Brasil... Uma era em que o respeito aos direitos do povo - qualquer direito - será exigido nas ruas e todas as ações torpes de políticos desonestos inescrupulosos repugnantes que hoje tripudiam sobre o cidadão comum serão repensadas, antes de seguirem adiante com sua podridão.
Uma era em que, todos se respeitarão sem necessitar de mais leis e punição ou da Polícia e do Poder Judiciário.

  

Sempre tive orgulho de ser brasileira!
 
 
 
 
Quem me conhece sabe que o toque do meu celular é o hino nacional, que amo verde amarelo nas roupas e na arquitetura.
Que me emociono sempre que olho meu país de cima, amo o mapa, a bandeira e principalmente amo a alegria e a força do povo brasileiro.
Eu sempre soube que nós brasileiros não somos acomodados, apenas estávamos desiludidos.

Amo ainda mais meu Brasil, amo ainda mais meu povo.
Sinto-me privilegiada de vivenciar este momento especial!
 

Obrigada brasileiros!

 

 

 

 

Nenhum comentário: