Não basta a tristeza do luto é ainda sensível a infelicidade da hipocrisia de culpar os mais fracos.
A tragédia acontecida na boate Kiss em santa Maria deixou o Brasil consternado. Mais de 200 jovens estudantes que saíram para uma festa universitáriade e não retornaram vivos vivos para suas casas.
Mais uma vez a ganância e o descompromisso de pessoas que só pensam no "lucro" e dão um jeitinho para tudo e se esquecem de todas as outras responsabilidades de cidadãos que todos nós temos. Uma estrutura que não oferecia segurança para quem frequentasse, o prédio sem porta de emergência, uma só que fosse; não havia extintor funcionando não respeitaram o número de pessoas que caberia na casa com segurança...
Mas o alvará estava liberado!!! E todos os outros documentos que a fiscalização pública exigia.
Um dos seguranças da casa afirmou que não havia feito treinamento para enfrentar situações de incêndio ou qualquer situação em que pudesse gerar pânico nos frequentadores e que um dos sócios ao ser questionado sobre saida de emergência , janelas, exaustor e extintores "sugeriu " que o srapaz cuidasse das brigas que o restante o propritário cuidava.
De quem é a culpa?
Quem são os responsáveis?
As normas de segurança em casas de shows devem mudar?
Como evitar tais situações?
A tragédia poderia ter sido evitada?
São muitas as perguntas e poucas as respostas.
O que é obvio e absolutamente revoltante é que depois de uma tragédia desta proporção ainda somos obrigados a ver as autoridades fingindo que estão resolvendo as coisas:
Prender os componentes da banda?
Esses meninos estavam trabalhando , não são bandidos não!
Não oferecem risco para a sociedade não! Ou será que vão sair por aí incendiando boites...
A mesma porta que não abriu para salvar a vida destas crianças foi usada por um profissional que mesmo vendo o perigo que o ambiente oferecia, mesmo conferindo que não havia o mínimo exigido para a segurança da casa dá o seu ok para que seja conseguido o alvará . A mesma porta que os donos da boite abriram para colocar o dobro da capacidade máxima de pessoas na festa não foi aberta para não perder o valor das comandas...
A mesma porta que deixou entrar o poder público que só toma atitude depois da tragédia acontecida!
E nós, pais tios, educadores,frequentadores das boites e jovens, qual será nossa postura? São mesmo chatos os que cobram , fiscalizam e preocupam? É exagero?
O momento é muito triste, e o luto serve para a reflexão.
Vamos rezar pelos nosso jovens que tiveram seus sonhos e suas vidas, asfixiados pela ganância capitalista e vamos também rezar e zelar pelos jovens que estão aqui do nosso lado.
Não vamos permitir mais injustiças e desrespeito aos mais fracos , que seja punido quem tem culpa. O vocalista pode ser o responsável pela chama , mas não pode ser o culpado de toda a tragédia.
Sejamos justos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário