segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

RENÚNCIA DO PAPA BENTO XIV







O papa Bento XIV anunciou nesta segunda-feira (11) que vai renunciar ao seu cargo em 28 de fevereiro de 2013. Segundo o Vaticano, o papa informou sobre sua decisão durante um encontro de cardeais do Vaticano nesta manhã. Ele enfatizou que cumprir os deveres de um papa - líder de mais de um bilhão de católicos pelo mundo - requer "vigor tanto da mente quanto do corpo".


Houve um tempo em que os católicos acreditavam que nosso trabalho era nossa missão e que tudo era dado de acordo com a capacidade de cada um.
Madre Teresa de Calcutá, trabalhou até sua última gota de energia, João Paulo II trabalhou até seu último momento, mesmo idoso  e muito doente dedicou sua vida aos outros.
Oscar Nyemeir dedicou os seus 104 anos, quase 105 à arquitetura,  Chico Xavier lutou até seu último sopro de vida e continua ajudando os outros no além, e muitos outros homens de fé mostraram a força que vem do coraçãoenquanto puderam.
Estou confusa... Mesmo não sendo mais, minha formação é católica e não posso julgar um "homem santo", quem seria eu para tamanha ousadia. Mas, como compreender a quem renuncia a seu próprio  destino?
Quantas vezes ouvi nas catequeses: -Deus jamais dá uma cruz mais pesada do que eu possa suportar?
 O que pensar dos valores católicos, seria a confirmação de que toda aquela riqueza do vaticano é exclusivamente política e sendo assim, não coincide com os ensinamentos do mestre Jesus Cristo.  Não estou falando de legalidade canônica, sei que podem renunciar, falo de amor ao próximo, e confiança no poder divino: " Tudo posso naquele que me fortalece"
Onde está o compromisso e a fé?
Sãoapenas dúvidas de um coração inquieto.
 Mas também não posso deixar de admirirar quem abole a vaidade e reconhece sua limitação, deixando para quem pode, melhorar o exercício de determinadas funções.
Mudanças...
O novo incomoda e leva à reflexão.
Talvez seja o que preciso para entender e confirmar o que sinto.
Deus, fé, espiritualidade, amor, não pode ser condicionado ao outro, às ações do outro , à hierarquia, a instituições, deve sim vir de cada um, mas do interior. Cada um carrega em si o seu deus.
E se Deus está dentro de mim só posso ter para com o outro a mesma atitude que tenho por mim mesma.
Que Deus abençõe "o homem Joseph" e a sua igreja no sentido mais humilde e humano possível.

Papa Bento XVI, nascido Joseph Alois Ratzinger, é o Papa de Roma desde o dia 19 de Abril de 2005. Foi eleito como o 265º Papa com a idade de 78 anos e três dias, sendo o actual Sumo Pontífice da Igreja Católica. Wikipedia

Nenhum comentário: